Entenda o que está acontecendo nas seleções das cias aéreas
Contratações Notícias  /  agosto 24, 2017
Entenda o que está acontecendo nas seleções das cias aéreas

Olá tudo bem?

Que alegria poder compartilhar essa maravilhosa notícia com todos vocês.

Nestes últimos dias nossos canais de relacionamentos e mídias sociais estão literalmente bombando, pois como já anunciado na LIVE em Julho deste ano, as contratações já estão aí, batendo na sua porta ou caixa postal, porém com elas também vem uma enxurrada de dúvidas e divergências de opiniões e especulações.

Nós do Instituto Melhorando Pessoas temos o compromisso de levar informação verídica e com qualidade, sendo assim vou explicar algumas coisas abaixo.

Azul Linhas Aéreas – recentemente alterou seu corpo de RH e coordenação de processos seletivos, utilizando de apoio de algumas escolas pré-selecionadas pelo Brasil para adiantar a primeira fase, ou seja, uma pré-seleção de currículos e preenchimento de fomulários específicos, otimizando assim a energia do RH no contato destes futuros candidatos.

Não se sabe qual o critério das escolhas destas escolas, mas a sugestão da nossa parte é realizar contato com sua escola e solicitar também essa oportunidade, pois as chances tem de ser proporcionadas a todo o território nacional. Reclamar e ficar escrevendo suas opiniões particulares não resolvem nesse momento, pelo contrário, só prejudica a imagem do candidato e do aluno.

Uma empresa responsável como a Azul certamente trará oportunidade igualitárias a todos em função de seu planejamento de contratação por demanda.

LATAM Airlines – já haviam rumores que ela abriria os processos internos neste mês de agosto, mas para surpresa de todos, a empresa decidiu abrir simultaneamente os processos externos, mas com uma certa disparidade de organização, totalmente entendida por parte de quem já esteve dentro destas organizações, como eu Scoth por mais de 22 anos, a Diretoria tem de ter o aval da Presidência para estas contratações, e isto se dá em uma reunião de uma hora para a outra, o mundo da indústria da aviação é muito dinâmico e veloz, sendo assim, como em 2015 ela se antecipa e solicita a algumas escolas mais próximas da sua sede alunos pré-selecionados turmas para realizar a primeira fase em sua academia de Treinamento, na qual está acontecendo hoje, e bem provável que nos próximos dias.

Estes processos podem parecer em primeira mãos arranjados ou direcionados, mas por tempo de vivência, é apenas correria da equipe de RH, são quase 300 vagas abertas para cumprir esta primeira fase e corrigir a defasagem de escala de comissários da LATAM que não é segredo para ninguém, haja visto diversas notícias na mídia e relatos de comissários que já voam por esta empresa. Lembro também que neste processo está contemplado as seleções do colaboradores internos que terão o mesmo nível de avaliação dos externos. O site de cadastro da empresa passou por algumas instabilidades por conta da alta demanda de acessos, mas já está normalizado.

Temos que entender que nossa aviação no Brasil é muito sensível ao mundo político e econômico, e sabemos também que não tem sido nada fácil estes últimos anos, mas esta fase já está clareando, e certamente teremos céus de brigadeiro para os próximos 3 anos. Meu conselho e solicitarem a suas escolas que também tenham essa oportunidade de enviar seus alunos, e não adianta ficar desesperado para ser chamado, para este número de vagas, mais de 2000 candidatos devem ser convocados, mas isso demanda um tempo e esforço por parte do RH que por vezes é limitado de pessoas direcionadas a exclusividade desta vaga em específico, em 2015 para 400 contratações, mais de 3000 candidatos de todo o Brasil tiveram sua oportunidade.

Só com a união de alunos candidatos e escolas teremos estas oportunidades, novamente ressalto, revoltas não irão resolver nada, este momento é para utilizar da sua inteligência emocional, e principalmente aproveitar o tempo que ainda você tem para se preparar.

Passaredo Linhas Aéreas –  Recentemente adquirida pelo Grupo Itapemirim, soltou hoje um comunicado que fará processo de seleção interno e muito em breve externos também. E com uma grande novidade, será liberado candidaturas para homens, ainda não temos com o saber sobre o processo de envio de currículos, mas isso logo já será oferecido ao mercado, por consequência, peço que fiquem atentos aos nosso comunicados.

GOL Linhas Aéreras – Ainda com pendências jurídicas com Ex comissários Webjet, porém se resolvendo em breve, para 2018 chegará 5 a 6 novas aeronaves, inclusive a versão MAX do Boenig, isso certamente trará mais contratações, sempre internas e depois externas, essa informação foi nos passada na semana anterior a esta, na inauguração do maravilhoso centro de treinamento em Congonhas pela equipe de funcionários da empresa, tive a honra de participar e confesso a você que está simplesmente lindo e maravilhoso, fomentando ainda mais meu desejo de que você tenha a oportunidade de ser treinado e preparado nesses ambientes de qualidade.

Avianca Linhas Aéreas – Desde maio deste ano ela recebeu mais de 500 envios de documentos pessoais, todos certamente aprovados no teste online do site vagas.com, em virtude de replanejamento de crescimento de malha, novos voos como todos já viram ( Belo Horizonte, Navegantes, Foz do Iguaçu, Santiago do Chile e em breve Nova Iorque ), e com um atraso de chegadas de aeronaves, estes processos estão parados momentaneamente, mas sabemos que é prática das cias aéreas, terem seus candidatos em stand by por até 6 meses, é a validade de um processo seletivo no Brasil praticado a anos, então se você é um destes, aguarde, pois enquanto não receber um NÃO formalmente, significa que está no processo ainda, e lhe desejo boa sorte.

Temos uma nova empresa surgindo que é a Sideral Linhas Aéreas, em fase de formação da sua primeira turma de ex comissários já com experiência e habilitações da ANAC no equipamento que será voado, esta empresa era uma cargueira e está se tornando comercial, em breve também terá suas vagas abertas.

MAP Linhas Aéreas – Situada na região norte do Brasil, vem crescendo constantemente, ainda pequena, mas como regional está muito bem perante ao mercado, em breve novas aeronaves chegarão e teremos contratações.

Enfim, meu parecer quanto a todas estas oportunidades  e com minha experiência, é de que todas elas serão altamente exigentes com os candidatos, pois a oferta de currículos é de quase 15.000,  inclusive este número é comentado dentro das cias aéreas, isto se dá devido a grande crise que passamos nos últimos anos, TAM, e GOL contrataram 1000 comissários em 2015 e depois nada mais, só tivemos processos na Azul e Avianca, que totalizaram aproximadamente 2600 contratações  nestes 2 últimos anos.

#

Ressalto ainda que TODAS elas estão exigindo inglês nível intermediário (ou como a LATAM colocou ICAO 3) ou até espanhol, servindo essa regra para a Avianca também, já as demais somente o inglês, bem como testes de gramática, geografia, matemática, língua portuguesa, raciocínio lógico entre outras provas como conhecimentos da ANAC.

Agora é a hora de reciclar conhecimentos, fazer parcerias, aumentar seu network, redes sociais conscientes e de qualidade, deixar seu cadastro 100% atualizado nos sites das empresas aéreas, vagas.com e na sua escola.

Cobre seus direitos com inteligência e diplomacia, só assim garantirão seu sucesso e novas oportunidades.

Desejamos sucesso a você, nos colocamos à disposição para ajudá-lo nessa caminhada, e em breve teremos mais novidades quanto a novas parcerias, igualmente as do passado.

Grande abraço

Alexandre Scoth
Especialista em Recrutamento e Seleção
Instituto Melhorando Pessoas

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*


@diariodeaviacao
EnglishPortuguese